A Ficção na Literatura

 



A FICÇÃO NA LITERATURA


Um dos temas que sempre encantou milhares de leitores ao

redor do mundo tem sido a ficção e dentro deste gênero

literário, temos inúmeras obras, de inúmeros autores

escritas em diferentes épocas e momentos históricos da

humanidade.

Dentre o vasto ramo de obras fictícias, podemos destacar as

obras de Júlio Verne, que na verdade chamava-se Jules

Gabriel Verne, um escritor francês, nascido em Nantes, no

dia 08 de fevereiro de 1828. Júlio Verne nos contemplou um

vasto acervo de obras, consideradas como long-sellers, ou

seja, obras que serão conhecidas por milhares de leitores,

independente do tempo de vida do autor. Dentre as

principais obras, podemos citar Vinte Mil Léguas

submarinas, A volta ao mundo em 80 dias, Da terra à Lua,

dentre outras. Além de Júlio Verne, temos escritores como

Mary Shelley, Bram Stocker que também nos deixaram legados

literários como Frankstein e Drácula, respectivamente.

Também gostaria de relembrar as obras de Sir. Arthur Conan

Doyle, que durante sua vida acadêmica de medicina, se

inspirou em um professor da faculdade Dr. Joseph Bell, que

era professor de medicina na Universidade de Edimburgo, na

Escócia no final do século XIX. Doyle se inspirou neste

professor devido a genial capacidade dedutiva, para criar o

maior detetive de todos os tempos: Sherlock Holmes.

Quando falamos de ficção uma variedade de obras literárias

desde as antigas às contemporâneas no emergem à tona. Seria

impossível citar todas.

Se procurarmos no dicionário para entendermos a ficção,

iremos encontrar que a ficção se trata no ato ou efeito de

fingir, fingimento. Seria uma elaboração, criação

imaginária, fantasiosa ou fantástica; fantasia. Quando

empregamos esse conceito na literatura, a ficção se define

pelo caráter imaginativo e criativo de uma obra literária

(narrativa, lírica ou teatral), bem como a prosa literária

(conto, novela ou romance) construída a partir de elementos

imaginários calcados no real e/ou de elementos da realidade

inseridos em contexto imaginário, ficcionalismo,

ficcionismo ou narrativa.

Quando comecei a aprofundar um pouco no tema ficção, acabei

lapidando a definição: “Fictício não significa flaso, mas

apenas algo que até o momento ainda não aconteceu”

Lourenço, M.H.

A partir daí, podemos entender a razão das divisões dos

ramos de literatura de ficção x não ficção.

Vamos tentar compreender um pouco mais cada uma delas, mas


a partir da definição de ficção, já podemos deduzir que a

literatura de não ficção irá trabalhar através dos fatos

reais.

Literatura de Não Ficção

A literatura de não ficção, é fundamentada em informações

de fato, que pode ser verificada e confirmada seja através

de um documento histórico. Na não ficção o assunto é

apresentado como uma narrativa factual sobre a realidade

podendo emitir opiniões ou conjecturas sobre fatos ou da

realidade. A Não ficção divide-se em subgêneros que são

eles:

1. Não ficção narrativa, que é baseada em informações

reais para contar uma história.

2. Ensaios: que seria uma composição curta, dedicada à um

tema ou assunto específico, podendo ser em prosa ou

analítico, especulativo ou interpretativo.

3. Biografia: quando o autor/ escritor irá escrever sobre

a vida de outra pessoa.

4. Autobiografia: História de vida de uma pessoa, escrita

ou dita por ela mesma.

5. Discurso: uma exposição metódica sobre um determinado

assunto, com o objetivo de influir no raciocínio do

ouvinte ou leitor

São inúmeras as obras de não ficção, que exploram desde o

sofrimento dos judeus nos campos de concentração aos

relatos da destruição e reconstrução das capitais europeias

durante a segunda guerra mundial. Dentre as principais

obras de não ficção famosas podemos citar:


 A Sexta Extinção: Uma História Não Natural (2014),

Elizabeth Kolbert.

 O Ano do Pensamento Mágico (2005), Joan Didion.

 Não Basta Dizer Não (1999), Noami Klein.

 Cartas de Aniversário (1998), Ted Hughes.

 A Origem dos Meus Sonhos (1995), Barack Obama.

 Uma Breve História do Tempo (1988), Stephen Hawking.


Literatura de Ficção

Quando entramos no assunto de ficção, estamos diante de

uma diversidade de subgêneros literários, ainda mais se

considerarmos os roteiros de cinema.


Como assim, você disse roteiro de cinema?

Sim. Diversos filmes que foram sucesso de bilheteria,

tiveram como inspiração famosos best-sellers e long-

sellers e foram adaptados para as telonas do cinema.

E também por que não considerar o roteiro como uma obra

literária? Sem um roteiro bem escrito, os maiores

sucessos do cinema não existiriam. Atualmente com a

evolução das gigantes empresas de streaming de vídeos

que fazem suas produções independentes, sejam elas

séries ou filmes, levando a indústria cinematográfica a

necessitarem de boas histórias descrita em bons

roteiros.

Quando analisei os subgêneros de ficção, para minha

surpresa, diversos avanços tecnológicos que facilitam

nossa vida e nosso dia a dia, foram inspirados em obras

de ficção. Duvida? Em breve irei citar alguns exemplos.

Os gêneros de ficção são os mais variados possíveis, mas

quando agregamos aos gêneros literários os gêneros

cinematográficos a lista cresce ainda mais. Vamos a

eles.

1. Drama: são histórias que podem ser representações

teatrais ou em verso ou em prosa, com o foco principal

em explorar os conflitos / emoções que são expressadas

através das ações/ dialogo de seus personagens.

2. Poesia: trata-se de uma escrita rítmica, apresentando

em sua estrutura versos e rimas, com o objetivo

principal de evocar uma resposta emocional do leitor.

Pode ser escrita ou falada.

3. Fantasia: Envolve histórias contendo criaturas mágicas

que habitam mundos imaginários onde essas criaturas

além de estranhas podem apresentar uma característica

mundana. Neste tipo de gênero coloca o leitor em um

estado de suspensão da realidade.

4. Humor: Tem como principal meta entreter, ser engraçado

e divertido, podendo estar contido em todos os gêneros

literários, incluindo o não ficção. São representados

por personagens cômicos.

5. Fábula: Tem em sua essência o objetivo em trazer uma

lição de moral, onde são atribuídas características

humanas aos animais permitindo a eles que falem e

pensem. Podem envolver o sobrenatural ou fatos

extraordinários.

6. Contos de Fadas: O publico alvo neste subgênero é o

publico infantil, apresentando semelhança as fábulas.

Ex. Branca de Neve.


7. Ficção Científica: buscam trabalhar o potencial da

evolução científica atual / ou de determinada época,

podendo ser realista ou fantasioso, onde a história

pode ocorrer no futuro ou em outros universos/

planetas.

8. História Curta: como o próprio nome se autodenomina,

estamos falando de uma ficção de brevidade, podendo

captar todas as subtramas.

9. Ficção Realista: possível de acontecer, sendo

acreditável na vida real.

10. Folclore: Envolve o conhecimento popular. Neles estão

agregados os mitos/ provérbios populares, geralmente

transmitido verbalmente através das gerações.]

11. Ficção Histórica: O pano de fundo é um cenário

histórico onde um fato fictício (envolvendo personagens e

trama), irá acontecer.

12. Mentira: história humorística com exageros.

13. Lenda: baseada em fatos onde o protagonista é um herói

nacional ou popular, de cunho imaginário.

14. Mistério: crimes sem soluções ou histórias na qual o

protagonista atua na tentativa de desvendar um segredo.

15. Mitologia: narrativa / lenda amparada em fatos

históricos, a psiquê humana, atribuindo a divindade

fenômenos naturais.

16. Ficção Realista: plausível de se acontecer no tempo

atual.

17. Ficção em verso: histórias completas (inicio/ meio e

fim), que são apresentadas em versos brancos (versos na

qual a estrutura clássica do poema em particular as rimas,

são deixadas de lado).

Como podem perceber são diversos os subgêneros da

literatura de ficção. O mesmo acontece com a ficção

científica, que apresenta sua divisão em subgêneros.

Ficção científica

Como mencionamos nas páginas anteriores, a ficção

científica trata-se de um gênero da literatura

especulativa, que aborda conceitos imaginários com tópicos

relacionados ao futuro, desenvolvimento tecnológico com

seus efeitos positivos e negativos que podem causar

impactos na sociedade/ indivíduos. Pode também abordar

temas fantásticos que se opõe as evoluções cientificas. A

história deve se processar de forma plausível e coerente.


A ficção científica inicia-se através de indagações: pode

haver vida em outros planetas? Como seria se o homem

chegasse em Marte?

A mais de 100 anos, Júlio Verne imaginou como seria se o

homem conseguisse chegar a Lua, em sua obra Da Terra à

Lua, onde o livro abordava que para realizar a viagem

ocorreu cálculos de balística, cálculos do movimento de

rotação e translação planeta, atração gravitacional e a

forma de lançar a nave, seria como se ela fosse um

projétil rumo a lua, para que a força da explosão

direcione o lançamento do projétil em direção a lua. Anos

depois dessa publicação, a a NASA conseguiu levar o homem

a lua, ao custo de U$ 14, 4 bilhões. Para atingir o

sucesso de sua missão, utilizou dos conhecimentos e

orientações de cálculos descritos na obra de Júlio Verne.

Já em seu livro 20.000 léguas submarinas, o livro

explorava a história de Nautilus – um submarino com fonte

de energia quase inesgotável que inspirou a criação dos

submarinos nucleares atuais, sendo que o primeiro

submarino nuclear foi o USS- Nautilus, além das

inspirações de equipamento de mergulho e armas para caça

submarina.

Se extrapolarmos e entrarmos no mundo cinematográfico, na

série Star Trek, existia um dispositivo chamado de

replicador, fonte de inspiração para as atuais e reais

impressoras 3D. Se formos além, na mesma série, apareceu

em 1966 um objeto semelhante aos telefones flip atuais,

sendo que o primeiro telefone flip foi apresentando em

1973 quando a Motorola anunciou o primeiro celular do

mundo.

Como podem perceber temos um impacto significativo da

ficção na realidade e daí sua importância.

Quando falamos em ficção científica é importante

retratarmos seus subgêneros – sejam literários/ roteiro.

Subgêneros da Ficção Científica:

1. Ciberpunk: a trama envolve o nível mais avançado

cientifico da humanidade dentro da óptica do

transrealismo. As histórias deixam claro os problemas

de ansiedade/ depressão/ loucura dor personagens em

meio ao vazio do avanço tecnológico. As histórias podem

conter hackers, sociedades / organizações digitais além

de explorarem a inteligência artificial.

2. Steampunk: A história acontece na virada do século XIX,

com personagens fictícios em meio a tecnologia a vapor.

O enredo se constrói fundamentado nas tecnologias da

época, onde os computadores e veículos terrestres/

aquáticos e aéreos funcionam com a premissa do vapor e

madeira.


3. Dieselpunk: As histórias trabalham na temática

semelhante ao steampunk, exceto pelo fato de que o

combustível Diesel é a base tecnológica da época onde é

retratada a história (geralmente pós guerra em 1950).

4. Hard Sci-fi: ficção com detalhes científicos

explicados. Ex: Operação Cavalo de Tróia escrita por

J.J Benitez.

5. Military Sci-fi: Ficção científica envolvendo campanhas

militares.

6. Robo Sci-fi: O criador do primeiro robô imaginativo

chamave-se Isaac Azimov bem como tudo que envolve os

robôs. Deixou obras de destaque como o O Homem

Bicentenário e Eu Robô.

7. Social Sci-fi: Tem a ficção como pano de fundo. O

enredo agrega a crítica as funcionalidades da sociedade

humana na época em que se transcorre a história.

8. Space Opera: subgênero ficcional sem uma definição

específica, sem um cenário fixo, envolvendo temas

épicos consequentes das guerras interplanetárias,

viagens interplanetárias. Como exemplo podemos citar

Star Wars.

9. Biopunk: A biotecnologia e engenharia genética e cyber

implantes são a temática envolvida e precursor do

enredo.

10. Nanopunk: Variação do Cyber/biopunk, porém focado em

máquinas desenvolvidas com estruturas em

nanotecnologia. O filme O Dia em que a Terra parou

retrata bem este tipo de gênero.

11. Super hero – histórias envolvendo heróis ficcionais

com características sobre humanas. Vale destacar os

personagens criados por Stan Lee, como Homem Aranha.

12. Viagens Extraordinárias: Viagem ao centro da Terra,

escrita por Julio Verne.

13. Distopia: História é ambientada em um futuro

totalitário, com opressivo controle da sociedade. Ex. O

Homem do Castelo Alto.

14. Esotérica: narrativa envolvendo o sobrenatural /

paranormal e ocultismo.

15. Imortalidade: A preservação da alma/ o homem vivendo

para sempre – Ex: A Conspiração Vermelha – Lôurenço,

M.H.

16. Invasão Alienígena: Seres de outros planetas tem como

objetivo tomar a terra dos seres humanos.

17. New Weird: envolve 3 gêneros ou mais em forma de

literatura especulativa. Obra literária que misture

ficção científica, horror e fantasia.

18. Pós apocalipse: história retrata o novo mundo após o

apocalipse, onde poucas pessoas sobreviveram e terão

que reconstruir o planeta.


19. Realidade paralela: Outros mundos/ realidades, se

comunicam com a nossa, podendo ser acessados por

portais físicos ou mentais.

20. Ufológica: As histórias envolvem discos voadores,

podendo ocorrer ou não a abdução. Ex.: Blue Book

Proyect.

21. Viagem no tempo: o homem capaz de voltar no tempo

através de algum dispositivo desenvolvido por ele.


Texto de Autoria do Ac. Hermes Marcondes Lourenço - Cadeira 27 Abrames.

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