A Ficção na Literatura
A FICÇÃO NA LITERATURA
Um dos temas que sempre encantou milhares de leitores ao
redor do mundo tem sido a ficção e dentro deste gênero
literário, temos inúmeras obras, de inúmeros autores
escritas em diferentes épocas e momentos históricos da
humanidade.
Dentre o vasto ramo de obras fictícias, podemos destacar as
obras de Júlio Verne, que na verdade chamava-se Jules
Gabriel Verne, um escritor francês, nascido em Nantes, no
dia 08 de fevereiro de 1828. Júlio Verne nos contemplou um
vasto acervo de obras, consideradas como long-sellers, ou
seja, obras que serão conhecidas por milhares de leitores,
independente do tempo de vida do autor. Dentre as
principais obras, podemos citar Vinte Mil Léguas
submarinas, A volta ao mundo em 80 dias, Da terra à Lua,
dentre outras. Além de Júlio Verne, temos escritores como
Mary Shelley, Bram Stocker que também nos deixaram legados
literários como Frankstein e Drácula, respectivamente.
Também gostaria de relembrar as obras de Sir. Arthur Conan
Doyle, que durante sua vida acadêmica de medicina, se
inspirou em um professor da faculdade Dr. Joseph Bell, que
era professor de medicina na Universidade de Edimburgo, na
Escócia no final do século XIX. Doyle se inspirou neste
professor devido a genial capacidade dedutiva, para criar o
maior detetive de todos os tempos: Sherlock Holmes.
Quando falamos de ficção uma variedade de obras literárias
desde as antigas às contemporâneas no emergem à tona. Seria
impossível citar todas.
Se procurarmos no dicionário para entendermos a ficção,
iremos encontrar que a ficção se trata no ato ou efeito de
fingir, fingimento. Seria uma elaboração, criação
imaginária, fantasiosa ou fantástica; fantasia. Quando
empregamos esse conceito na literatura, a ficção se define
pelo caráter imaginativo e criativo de uma obra literária
(narrativa, lírica ou teatral), bem como a prosa literária
(conto, novela ou romance) construída a partir de elementos
imaginários calcados no real e/ou de elementos da realidade
inseridos em contexto imaginário, ficcionalismo,
ficcionismo ou narrativa.
Quando comecei a aprofundar um pouco no tema ficção, acabei
lapidando a definição: “Fictício não significa flaso, mas
apenas algo que até o momento ainda não aconteceu”
Lourenço, M.H.
A partir daí, podemos entender a razão das divisões dos
ramos de literatura de ficção x não ficção.
Vamos tentar compreender um pouco mais cada uma delas, mas
a partir da definição de ficção, já podemos deduzir que a
literatura de não ficção irá trabalhar através dos fatos
reais.
Literatura de Não Ficção
A literatura de não ficção, é fundamentada em informações
de fato, que pode ser verificada e confirmada seja através
de um documento histórico. Na não ficção o assunto é
apresentado como uma narrativa factual sobre a realidade
podendo emitir opiniões ou conjecturas sobre fatos ou da
realidade. A Não ficção divide-se em subgêneros que são
eles:
1. Não ficção narrativa, que é baseada em informações
reais para contar uma história.
2. Ensaios: que seria uma composição curta, dedicada à um
tema ou assunto específico, podendo ser em prosa ou
analítico, especulativo ou interpretativo.
3. Biografia: quando o autor/ escritor irá escrever sobre
a vida de outra pessoa.
4. Autobiografia: História de vida de uma pessoa, escrita
ou dita por ela mesma.
5. Discurso: uma exposição metódica sobre um determinado
assunto, com o objetivo de influir no raciocínio do
ouvinte ou leitor
São inúmeras as obras de não ficção, que exploram desde o
sofrimento dos judeus nos campos de concentração aos
relatos da destruição e reconstrução das capitais europeias
durante a segunda guerra mundial. Dentre as principais
obras de não ficção famosas podemos citar:
A Sexta Extinção: Uma História Não Natural (2014),
Elizabeth Kolbert.
O Ano do Pensamento Mágico (2005), Joan Didion.
Não Basta Dizer Não (1999), Noami Klein.
Cartas de Aniversário (1998), Ted Hughes.
A Origem dos Meus Sonhos (1995), Barack Obama.
Uma Breve História do Tempo (1988), Stephen Hawking.
Literatura de Ficção
Quando entramos no assunto de ficção, estamos diante de
uma diversidade de subgêneros literários, ainda mais se
considerarmos os roteiros de cinema.
Como assim, você disse roteiro de cinema?
Sim. Diversos filmes que foram sucesso de bilheteria,
tiveram como inspiração famosos best-sellers e long-
sellers e foram adaptados para as telonas do cinema.
E também por que não considerar o roteiro como uma obra
literária? Sem um roteiro bem escrito, os maiores
sucessos do cinema não existiriam. Atualmente com a
evolução das gigantes empresas de streaming de vídeos
que fazem suas produções independentes, sejam elas
séries ou filmes, levando a indústria cinematográfica a
necessitarem de boas histórias descrita em bons
roteiros.
Quando analisei os subgêneros de ficção, para minha
surpresa, diversos avanços tecnológicos que facilitam
nossa vida e nosso dia a dia, foram inspirados em obras
de ficção. Duvida? Em breve irei citar alguns exemplos.
Os gêneros de ficção são os mais variados possíveis, mas
quando agregamos aos gêneros literários os gêneros
cinematográficos a lista cresce ainda mais. Vamos a
eles.
1. Drama: são histórias que podem ser representações
teatrais ou em verso ou em prosa, com o foco principal
em explorar os conflitos / emoções que são expressadas
através das ações/ dialogo de seus personagens.
2. Poesia: trata-se de uma escrita rítmica, apresentando
em sua estrutura versos e rimas, com o objetivo
principal de evocar uma resposta emocional do leitor.
Pode ser escrita ou falada.
3. Fantasia: Envolve histórias contendo criaturas mágicas
que habitam mundos imaginários onde essas criaturas
além de estranhas podem apresentar uma característica
mundana. Neste tipo de gênero coloca o leitor em um
estado de suspensão da realidade.
4. Humor: Tem como principal meta entreter, ser engraçado
e divertido, podendo estar contido em todos os gêneros
literários, incluindo o não ficção. São representados
por personagens cômicos.
5. Fábula: Tem em sua essência o objetivo em trazer uma
lição de moral, onde são atribuídas características
humanas aos animais permitindo a eles que falem e
pensem. Podem envolver o sobrenatural ou fatos
extraordinários.
6. Contos de Fadas: O publico alvo neste subgênero é o
publico infantil, apresentando semelhança as fábulas.
Ex. Branca de Neve.
7. Ficção Científica: buscam trabalhar o potencial da
evolução científica atual / ou de determinada época,
podendo ser realista ou fantasioso, onde a história
pode ocorrer no futuro ou em outros universos/
planetas.
8. História Curta: como o próprio nome se autodenomina,
estamos falando de uma ficção de brevidade, podendo
captar todas as subtramas.
9. Ficção Realista: possível de acontecer, sendo
acreditável na vida real.
10. Folclore: Envolve o conhecimento popular. Neles estão
agregados os mitos/ provérbios populares, geralmente
transmitido verbalmente através das gerações.]
11. Ficção Histórica: O pano de fundo é um cenário
histórico onde um fato fictício (envolvendo personagens e
trama), irá acontecer.
12. Mentira: história humorística com exageros.
13. Lenda: baseada em fatos onde o protagonista é um herói
nacional ou popular, de cunho imaginário.
14. Mistério: crimes sem soluções ou histórias na qual o
protagonista atua na tentativa de desvendar um segredo.
15. Mitologia: narrativa / lenda amparada em fatos
históricos, a psiquê humana, atribuindo a divindade
fenômenos naturais.
16. Ficção Realista: plausível de se acontecer no tempo
atual.
17. Ficção em verso: histórias completas (inicio/ meio e
fim), que são apresentadas em versos brancos (versos na
qual a estrutura clássica do poema em particular as rimas,
são deixadas de lado).
Como podem perceber são diversos os subgêneros da
literatura de ficção. O mesmo acontece com a ficção
científica, que apresenta sua divisão em subgêneros.
Ficção científica
Como mencionamos nas páginas anteriores, a ficção
científica trata-se de um gênero da literatura
especulativa, que aborda conceitos imaginários com tópicos
relacionados ao futuro, desenvolvimento tecnológico com
seus efeitos positivos e negativos que podem causar
impactos na sociedade/ indivíduos. Pode também abordar
temas fantásticos que se opõe as evoluções cientificas. A
história deve se processar de forma plausível e coerente.
A ficção científica inicia-se através de indagações: pode
haver vida em outros planetas? Como seria se o homem
chegasse em Marte?
A mais de 100 anos, Júlio Verne imaginou como seria se o
homem conseguisse chegar a Lua, em sua obra Da Terra à
Lua, onde o livro abordava que para realizar a viagem
ocorreu cálculos de balística, cálculos do movimento de
rotação e translação planeta, atração gravitacional e a
forma de lançar a nave, seria como se ela fosse um
projétil rumo a lua, para que a força da explosão
direcione o lançamento do projétil em direção a lua. Anos
depois dessa publicação, a a NASA conseguiu levar o homem
a lua, ao custo de U$ 14, 4 bilhões. Para atingir o
sucesso de sua missão, utilizou dos conhecimentos e
orientações de cálculos descritos na obra de Júlio Verne.
Já em seu livro 20.000 léguas submarinas, o livro
explorava a história de Nautilus – um submarino com fonte
de energia quase inesgotável que inspirou a criação dos
submarinos nucleares atuais, sendo que o primeiro
submarino nuclear foi o USS- Nautilus, além das
inspirações de equipamento de mergulho e armas para caça
submarina.
Se extrapolarmos e entrarmos no mundo cinematográfico, na
série Star Trek, existia um dispositivo chamado de
replicador, fonte de inspiração para as atuais e reais
impressoras 3D. Se formos além, na mesma série, apareceu
em 1966 um objeto semelhante aos telefones flip atuais,
sendo que o primeiro telefone flip foi apresentando em
1973 quando a Motorola anunciou o primeiro celular do
mundo.
Como podem perceber temos um impacto significativo da
ficção na realidade e daí sua importância.
Quando falamos em ficção científica é importante
retratarmos seus subgêneros – sejam literários/ roteiro.
Subgêneros da Ficção Científica:
1. Ciberpunk: a trama envolve o nível mais avançado
cientifico da humanidade dentro da óptica do
transrealismo. As histórias deixam claro os problemas
de ansiedade/ depressão/ loucura dor personagens em
meio ao vazio do avanço tecnológico. As histórias podem
conter hackers, sociedades / organizações digitais além
de explorarem a inteligência artificial.
2. Steampunk: A história acontece na virada do século XIX,
com personagens fictícios em meio a tecnologia a vapor.
O enredo se constrói fundamentado nas tecnologias da
época, onde os computadores e veículos terrestres/
aquáticos e aéreos funcionam com a premissa do vapor e
madeira.
3. Dieselpunk: As histórias trabalham na temática
semelhante ao steampunk, exceto pelo fato de que o
combustível Diesel é a base tecnológica da época onde é
retratada a história (geralmente pós guerra em 1950).
4. Hard Sci-fi: ficção com detalhes científicos
explicados. Ex: Operação Cavalo de Tróia escrita por
J.J Benitez.
5. Military Sci-fi: Ficção científica envolvendo campanhas
militares.
6. Robo Sci-fi: O criador do primeiro robô imaginativo
chamave-se Isaac Azimov bem como tudo que envolve os
robôs. Deixou obras de destaque como o O Homem
Bicentenário e Eu Robô.
7. Social Sci-fi: Tem a ficção como pano de fundo. O
enredo agrega a crítica as funcionalidades da sociedade
humana na época em que se transcorre a história.
8. Space Opera: subgênero ficcional sem uma definição
específica, sem um cenário fixo, envolvendo temas
épicos consequentes das guerras interplanetárias,
viagens interplanetárias. Como exemplo podemos citar
Star Wars.
9. Biopunk: A biotecnologia e engenharia genética e cyber
implantes são a temática envolvida e precursor do
enredo.
10. Nanopunk: Variação do Cyber/biopunk, porém focado em
máquinas desenvolvidas com estruturas em
nanotecnologia. O filme O Dia em que a Terra parou
retrata bem este tipo de gênero.
11. Super hero – histórias envolvendo heróis ficcionais
com características sobre humanas. Vale destacar os
personagens criados por Stan Lee, como Homem Aranha.
12. Viagens Extraordinárias: Viagem ao centro da Terra,
escrita por Julio Verne.
13. Distopia: História é ambientada em um futuro
totalitário, com opressivo controle da sociedade. Ex. O
Homem do Castelo Alto.
14. Esotérica: narrativa envolvendo o sobrenatural /
paranormal e ocultismo.
15. Imortalidade: A preservação da alma/ o homem vivendo
para sempre – Ex: A Conspiração Vermelha – Lôurenço,
M.H.
16. Invasão Alienígena: Seres de outros planetas tem como
objetivo tomar a terra dos seres humanos.
17. New Weird: envolve 3 gêneros ou mais em forma de
literatura especulativa. Obra literária que misture
ficção científica, horror e fantasia.
18. Pós apocalipse: história retrata o novo mundo após o
apocalipse, onde poucas pessoas sobreviveram e terão
que reconstruir o planeta.
19. Realidade paralela: Outros mundos/ realidades, se
comunicam com a nossa, podendo ser acessados por
portais físicos ou mentais.
20. Ufológica: As histórias envolvem discos voadores,
podendo ocorrer ou não a abdução. Ex.: Blue Book
Proyect.
21. Viagem no tempo: o homem capaz de voltar no tempo
através de algum dispositivo desenvolvido por ele.
Texto de Autoria do Ac. Hermes Marcondes Lourenço - Cadeira 27 Abrames.
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